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Pesquisa

Projetos de Pesquisa

Projetos de Pesquisa

Avaliação em Psicologia Educacional

ADAPTAÇÃO E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA VIDA ACADÊMICA DE UNIVERSITÁRIOS

O presente estudo se propõe a adaptar e validar Instrumentos de Avaliação da Vida Acadêmica de Universitários para a realidade de universitários brasileiros, tendo em vista a escassês de instrumentos dessa natureza disponíveis no mercado nacional. Tais instrumentos possibilitarão avaliar como os universitários experienciam sua vida acadêmica nas dimensões pessoais, interpessoais e institucionais, pois entende-se que tais vivências estão diretamente imbricadas com a qualidade de sua adaptação, sucesso e realização no contexto universitário.Serão participantes universitários das áreas de Ciências Humanas, Exatas e Biológicas de instituições públicas e particulares. A análise dos dados coletados será feita qualitativa e quantitativamente e permitirá identificar as áreas vivenciadas com maiores dificuldades pelos universitários, de acordo com gênero, idade, nível sócio- econômico e procedência, bem como comparar os resultados intra e interinstitucional, e ainda, transculturalmente.


Coordenadora: Acacia Aparecida Angeli dos Santos
Contato: acacia.santos@usf.edu.br
 


AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO

O problema de medir ou avaliar os processos envolvidos parece estar bastante incipiente no Brasil. A construção de provas que permitam avaliar problemas nos processos cognitivos responsáveis pelas dificuldades de aprendizagem ainda requer muita dedicação e pesquisa para que possa adquirir força no cenário de investigação e produzir diagnóstico que forneça informações para proceder-se a uma intervenção sistemática adequada. Tendo em vista esses aspectos, propõe-se como objetivo geral analisar as relações entre as habilidades de leitura, escrita, inteligência, criatividade, estilos cognitivos, aprendizagem e personalidade, com vistas a um aprofundamento dos instrumentos em questão, assim como uma análise de suas qualidades e características psicométricas.

Coordenadora: Acacia Aparecida Angeli dos Santos
Contato: acacia.santos@usf.edu.br
 

AVALIAÇÃO DE PROCESSOS DE DECISÃO E TRANSIÇÃO DE CARREIRA: DO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR AO MUNDO DO TRABALHO

A escolarização formal, seja no nível médio ou superior, favorece que o estudante se depare com situações que exijam dele uma postura ativa quanto à decisões que poderão impactar diretamente sobre seu futuro profissional. Alguns aspectos importantes nesse âmbito recaem sobre a escolha profissional, a decisão de continuar ou não um curso, a escolha de áreas de estágio ou especialização, o clima educacional e o aproveitamento de oportunidades extracurriculares que as instituições podem oferecer. Posteriormente, o desenvolvimento de habilidades para se adaptar e de empregabilidade tornam-se importante para o gerenciamento da carreira . Assim, o presente projeto tem como objetivo geral estudar aspectos do processo educacional, de decisão e transição de carreira entre estudantes de ensino médio e universitários e os processos de decisão ao longo da carreira profissional. Para tanto, serão realizadas coletas de dados com estudantes, de escolas e universidades públicas e particulares, desde o início até o final dos respectivos níveis de ensino e profissionais já inseridos no mercado de trabalho, de ambos os sexos. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados serão a Escala de Autoeficácia para Escolha Profissional, Escala de Aconselhamento Profissional, Escala de Adaptabilidade de Carreira, escala Ciclos de Adaptação de Carreira, Escala de Empregabilidade, Escala de Motivos para Evasão do Ensino Superior, Bateria Fatorial de Personalidade, Questionário de Adaptação Acadêmica e questionários socioeconômicos. Os dados serão analisados qualitativa e quantitativamente e possibilitarão conhecer os aspectos estudados em relação à variáveis sociodemográficas e econômicas, de forma correlacional ou longitudinal. Também serão utilizadas análises baseadas na Teoria de Resposta ao Item.

Coordenador: Rodolfo Augusto Matteo Ambiel
Contato: rodolfo.ambiel@usf.edu.br
 


ESTUDOS DE CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE PSICOLOGIA POSITIVA

O presente projeto insere-se na perspectiva da Psicologia Positiva, movimento mais presente no âmbito da psicologia a partir da década de 1990, e destina-se a construir instrumentos de avaliação das forças de caráter, definidas como processos ou mecanismos psicológicos, que expressam pensamentos e sentimentos dos indivíduos. Para tanto, farão parte dos estudos jovens, adultos ou idosos, de contextos socioculturais distintos, de instituições de ensino públicas ou particulares, assim como idosos institucionalizados e participantes de centros de convivência. A construção seguirá as orientações da American Psychological Association, da American Educational Research Association e do National Council of Measurement Educational. Serão realizados estudos psicométricos, com vistas a obter evidências de validade e estimativas da precisão. Análises entre construtos distintos serão testadas, como bem-estar subjetivo, afetos, satisfação com a vida, personalidade, vitalidade, amor, percepção de suporte social e familiar, dentre outros.

Coordenadora: Ana Paula Porto Noronha
Contato: ana.noronha@usf.edu.br
 

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL, EDUCACIONAL E PARA O TRABALHO: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTOS

A orientação educacional, vocacional e para o trabalho vem fazendo parte de muitos fóruns de discussão e, nesse sentido, a construção de instrumentos de medida se faz necessária. Diante da diversidade de ofertas de cursos e das características do mercado de trabalho, que acompanham as oscilações da economia e das necessidades do país, o presente projeto pretende contribuir com o tema, por meio do estudo das relações entre interesses profissionais e outros construtos correlatos, como autoeficácia, inteligência, personalidade e percepção de suporte familiar, em três momentos; quando as escolhas começam a ser consideradas na adolescência, quando elas são consolidadas na formação universitária e; na realização profissional. Ele também tem como propósito o desenvolvimento de instrumentos de avaliação psicológica para aplicações na orientação vocacional, educacional e para o trabalho. Farão parte dos estudos, jovens e adultos, estudantes ou trabalhadores, assim como pessoas em momento de aposentadoria.

Coordenadora: Ana Paula Porto Noronha
Contato: ana.noronha@usf.edu.br
 

TESTES DE REALIZAÇÃO: ANÁLISE CRÍTICA E ESTUDOS PSICOMÉTRICOS

Os Testes de Realização estão entre os instrumentos mais utilizados no Brasil, embora sejam escassas as pesquisas sobre os seus parâmetros psicométricos, trazendo problemas quanto a seus usos. O presente projeto tem como objetivo avaliar formas individual e coletiva de aplicação e verificar as evidências de validade e precisão de instrumentos dessa natureza em suas múltiplas manifestações.


Coordenadora: Acacia Aparecida Angeli dos Santos
Contato: acacia.santos@usf.edu.br
 



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