Logo da USF - Universidade São Francisco

botão de atalho p/ o Vestibular da USF
botão de atalho p/ o Vestibular da USF
logo usf
logo usf
botão de atalho p/ o Vestibular da USF botão de atalho p/ o Vestibular EAD da USF
Pesquisa

Projetos de Pesquisa

Projetos de Pesquisa

Biologia Celular e Molecular de Microrganismos

Titulo: Estudo de Fatores de virulência bacterianos com ênfase na produção de vacinas
Resumo: O presente projeto prevê a análise de fatores de virulência bacterianos com potencial vacinal. A utilização de proteínas de superfície têm gerado resultados promissores em vacinologia. Estes antígenos, produzidos de forma recombinante em E. coli ou Pichia pastoris, serão testados quanto à indução de resposta imune protetora em camundongos. Será avaliada a produção de anticorpos e citocinas, bem como seu papel na proteção contra desafio com bactérias virulentas. Também serão investigados os mecanismos imunológicos envolvidos na proteção contra infecção, e o uso de adjuvantes para melhorar a resposta imune. Por fim, serão avaliadas interações específicas entre estes fatores de virulência bacterianos e moléculas-alvo no hospedeiro.
Coordenador: Michelle Darrieux Sampaio Bertoncini
Contato: michelle.bertoncini@usf.edu.br


Título: Mecanismos moleculares de regulação da expressão de genes de virulência em bactérias patogênicas
Resumo: O ferro desempenha um importante papel na virulência de bactérias patogênicas. Neste sentido, este projeto tem por objetivo a identificação e caracterização de genes associados à virulência e ao quorum-sensing cuja expressão é controlada por ferro por intermédio do regulador Fur.
Coordenador: Lucio Fabio Caldas Ferraz
Contato: lucio.ferraz@usf.edu.br

Título: Produção, caracterização bioquímica e imobilização de enzimas microbianas
Resumo: As enzimas microbianas são biocatalisadores versáteis e têm sido utilizadas para a síntese de compostos de alto valor agregado.Diferentes microorganismos previamente selecionados são utilizados para a produção das enzimas (lipase, protease, cutinase e outras), sendo avaliadas as condições de cultivo em escala laboratorial e semi-piloto e a caracterização bioquímica e de estabilidade dos extratos obtidos. Algumas enzimas, na forma livre ou imobilizadas, são testadas na resolução de fármacos racêmicos, visando a obtenção com alto grau de pureza do enantiômero responsável pela atividade terapêutica.
Coordenador: Patrícia De Oliveira Carvalho
Contato: patricia.carvalho@usf.edu.br



USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.