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Pesquisa

Projetos de Pesquisa

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Relação Étnico Raciais

Título: IDENTIDADE E TERRITÓRIO. A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA EM ESPAÇOS DE MANIFESTAÇÃO CULTURAL E RELIGIOSA.

Resumo:
O espaço urbano adquire significado quando apropriado, através da habitação e outras formas de uso, por indivíduos, que lhe atribuem valores e significados. Compreender o desenvolvimento de uma cidade, bem como as características particulares que adquire neste percurso exige, portanto, entender o mecanismo que leva à construção social dos lugares e à produção da cultura, tradições e formas de uso e apropriação cotidianas referente a cada indivíduo ou grupo. Neste contexto, entender os espaços de diferentes formas de manifestação cultural e/ou religiosa é um dos elementos fundamentais ao processo de reconhecimento de formação e significado dos espaços na cidade. Estes espaços nos permitem compreender a constituição do espaço urbano pois guardam o Patrimônio Arquitetônico, aporte construído que abrange os marcos edificados que configuram o espaço urbano, bem como o Patrimônio Imaterial, dimensão histórica e cultural das cidades, englobando o valor de uso e formas de apropriação pela população. Neste contexto, a presente pesquisa, em sua quinta fase (esta foi iniciada em 2013), tem por intuito entender a relação entre constituição do espaço urbano, manifestações culturais e/ou religiosas e a formação das relações de pertencimento na cidade a partir da análise de situações culturais e/ou religiosas e urbanas específicas. Neste percurso, através das pesquisas concluídas nos períodos 2013-2014, 2014-2015, 2015-2016 e 2016-2017, bem como as pesquisas agora em curso, etapa 2017-2018, tem sido possível colher olhares particulares a partir de um mesmo repertório conceitual, o que enriquece esta área do conhecimento a partir de abordagens distintas baseadas em uma mesma temática, mas que se revela múltipla nas diferentes interpretações. Busca-se assim entender a relação existente entre cidade e memória, através dos referenciais material e imaterial, a necessidade de preservação do patrimônio construído e da cultura local. A partir de um repertório teóricoconceitual consolidado sobre o tema, somado à verificação de sua aplicabilidade, e ainda a identificação de suporte teórico insuficiente em alguns casos, ganha suporte nos diferentes estudos de caso. Através de cada uma das temáticas selecionadas pelos alunos como objeto empírico de análise, as teses já formuladas são verificadas ou contestadas e novas proposições são formuladas, a fim de enriquecer o debate nesta área do conhecimento. Os diferentes estudos de caso desenvolvidos por cada um dos alunos, tem enriquecido o debate sobre o tema na medida em que revelam, através das particularidades de cada área analisada, que as temáticas relativas às questões culturais são múltiplas e se revelam no território, nas formas de apropriação dos espaços construídos, nos significados atribuídos a estes espaços pelos diferentes grupos analisados em cada situação. Desde situações tradicionais, como a relação de uma comunidade com a referencial religioso, passando pela identificação afetiva com determinados lugares, frutos de interações diversas, revela-se o quão rico é o universo reunido sob o título de Patrimônio Cultural e quanto a responsabilidade atribuída aos arquitetos e urbanistas na validação desta titulação, deve ser estudada e revisitada constantemente, ampliando o olhar aos elementos de identificação e significação na cidade.
Coordenadora: PAULA MARQUES BRAGA
E-mail: paula.braga@usf.edu.br





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