11/03/2020

Estudante de Enfermagem desenvolve acessório para tratamento de mulheres

Pensando sempre em proporcionar um atendimento mais humanizado aos pacientes, foi desenvolvido por profissionais do Complexo Hospitalar Santa Casa de Bragança Paulista, um bustiê, que será utilizado pelas mulheres em procedimentos no Centro Cirúrgico, evitando dessa maneira uma exposição que sempre constrangeu as mulheres.

A ideia partiu do Técnico de Enfermagem, Johann P. Martins, aluno do Curso de Enfermagem da Universidade São Francisco (USF), cursando o 7º semestre, que sensibilizado com essa situação há anos observada, apresentou uma proposta para a administração do Hospital que acatou a ideia, levantou os custos e a viabilidade de implantação e imediatamente aprovou o projeto, liberando sua confecção.

O bustiê é confeccionado no próprio setor de costura da Santa Casa, em material 100% algodão, tecido que não causa alergia, com dispositivo frontal de acesso, permitindo abertura e acesso ao tórax do paciente em caso de emergência e não impede a monitorização segura do paciente, e por ser de algodão, não condutor de eletricidade, não impede o uso de bisturi elétrico ou desfibrilador.

A implantação acontecerá a partir de agora, quando toda paciente que for se submeter a uma cirurgia, ao receber o avental cirúrgico e toca, receberá também o bustiê.

A humanização constitui um processo, na forma como fundamenta o respeito e a valorização à pessoa humana. Quando há a fragilização da saúde, a pessoa passa por diversas emoções e situações inesperadas. Nem sempre o paciente está preparado para lidar com isso, portanto, receber um tratamento humanizado é de suma importância e fundamental para um serviço de qualidade, demonstrando empatia e atenção diferenciada.

A coordenadora do Curso de Enfermagem, profª Débora Magrini Baratella Assis, destaca o trabalho desenvolvido pelo estudante. “É um projeto inovador, entendendo que o curso busca não apenas trazer conhecimento, mas reflexão crítica e um olhar sensível para as necessidades do ser humano, algo com certeza observado pelo aluno”, afirmou a docente.

Clique aqui para ver o vídeo.

Faça seu comentário

Código de verificação*

* Campos obrigatórios
Digite o código de verificação*

USF - Universidade São Francisco - Casa Nossa Senhora da Paz - Ação Social Franciscana | Todos os direitos reservados.