Logo da USF - Universidade São Francisco

botão de atalho p/ o Vestibular da USF
botão de atalho p/ o Vestibular da USF
logo usf
logo usf
botão de atalho p/ o Vestibular da USF botão de atalho p/ o Vestibular EAD da USF
Institucional

Serviços à Comunidade

Serviços à Comunidade

Reflexão sobre a Quaresma

Reflexão sobre a Quaresma

 É tempo da Quaresma! Tempo de recordarmos aqueles 40 dias que Jesus esteve no deserto, preparando-se para anunciar a Boa-Nova do Reino (cf. Mt 4,1-2). Esse anúncio-vivência-testemunho do Reino levou Jesus à plenitude de sua missão: Paixão, Morte e Ressurreição.

Hoje, temos a oportunidade de fazer o mesmo itinerário de Jesus. A Quaresma é o convite para nos retirarmos com o Senhor para o deserto. Aquele deserto que é o íntimo de cada um. Ou seja, é tempo de dedicarmo-nos, com fé e esperança, àqueles momentos em que ficamos a sós com o Senhor, desconectados de tudo e de todos, lidando com “anjos e demônios” que habitam nosso ser.

Foi nesse deserto que Jesus deparou-se com as tentações (Mt 4,3-9). Na solidão com o Senhor, deparamo-nos com as “tentações” do nosso cotidiano. Tentados a escolher aquilo nos faz mal, tentados a sempre mais acumular e, principalmente, tentados a prejudicar os outros.

Enfim, somos destinados à Ressurreição, mas o caminho é longo. E esse caminho, passa pela Quaresma, passa pelo movimento de encontro consigo mesmo. Desse encontro conhecemos, cada vez mais, a Boa-Nova do Reino – o Amor, a si mesmo, aos outros, a toda a Criação.



Para conferir o vídeo publicado pela TV Franciscanos com uma reflexão sobre a Quaresma, clique aqui. 



Palavras-chaves:

USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.