Logo da USF - Universidade São Francisco

botão de atalho p/ o Vestibular da USF
botão de atalho p/ o Vestibular da USF
logo usf
logo usf
botão de atalho p/ o Vestibular da USF botão de atalho p/ o Vestibular EAD da USF
Institucional

Serviços à Comunidade

Serviços à Comunidade

11 de Agosto: Festa de Santa Clara

11 de Agosto: Festa de Santa Clara

 Ela não é a sombra de Francisco, mas brilha com ele na primavera da sociedade e da igreja medieval até os tempos atuais.

Os dois são portadores de uma personalidade forte e original. Há 800 anos o movimento de Assis sacode o mundo com valores profundamente humanos e divinos, nele o Evangelho faz estrada.
Clara não é fotocópia de Francisco, mas é o lado feminino do projeto sonhado por ele. Ela viveu o discipulado como uma mestra autônoma e responsável do mesmo projeto de vida evangélica.

É fundadora com Francisco e mestra da nossa rica espiritualidade. Ela nos ensinou a pensar a realidade sob a ótica da contemplação; com ela temos que aprender a transformar o nosso tempo em templo.

Podemos dizer que sem Clara a experiência de Francisco é incompleta; ela é um testemunho excepcional da herança do ideal evangélico que nasceu em Assis. Ela é a versão feminina do ideal franciscano.

Clara e Francisco são arquétipos humanos e protótipos da encarnação do evangelho; uma rigorosa mudança pessoal, uma cordial vivência fraterna, uma conversão de ternura e cuidado, um verdadeiro encontro entre espírito e afeto.

Em Clara, Francisco encontra o seu coração de mãe; em Francisco, Clara encontra o seu coração de irmã.

Frei Vitório Mazzuco Filho
Coordenador da Pastoral Universitária



Palavras-chaves:

USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.