NEP

Intercâmbios

30/07/2018

USF participa de Audiência sobre Plano de Mobilidade Urbana de Joanópolis

A Universidade São Francisco em parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio da secretaria de Obras e Projetos realizou, no mês de junho, uma audiência pública na Câmara Municipal, para tratar do PMMU (Plano Municipal de Mobilidade Urbana). A reunião, conduzida pela professora da USF das disciplinas de Planejamento Urbano e Gestão Integrada e coordenadora do projeto Cidades Saudáveis, Cândida Maria Costa Baptista, reuniu representantes dos poderes Executivo e Legislativo e da população.
O PMMU, preconizado pela Lei Federal nº 12.587/2012, é um instrumento de planejamento e gestão do sistema municipal de mobilidade urbana, utilizado para organizar e melhorar a mobilidade e acessibilidade das pessoas e integrar diferentes meios de transportes, fazendo com que a cidade cresça de modo ordenado e sustentável.

A Lei determina que os planos priorizem os modos de transportes não motorizados, como os pedestres e os ciclistas. A ideia é reduzir o uso dos veículos nas ruas para diminuir a poluição gerada e aperfeiçoar a acessibilidade do município, incentivando as pessoas a caminharem ou pedalarem mais. Para a aplicação do plano, a participação social ao longo de todo processo de elaboração é imprescindível como forma de garantir que as medidas estabelecidas atendam às demandas prioritárias da sociedade e às necessidades de cada bairro, melhorando a qualidade de vida da população. Durante a reunião, foi elaborado um grupo de trabalho local com os representantes que acompanharão as próximas audiências públicas para discussão do processo de desenvolvimento e andamento do trabalho até sua entrega final. Todos os interessados podem assistir às audiências, com datas sujeitas à alteração.

No dia 31 de agosto, haverá a entrega da mobilização social e do plano de trabalho. No dia 19 de outubro, acontecerá a entrega do diagnóstico e, no dia 09 de novembro, a entrega do prognóstico. A data prevista para a entrega do final do PMMU é dia 30 de novembro. O documento também fará com que o município esteja apto a receber recursos federais destinados à mobilidade. Os estagiários da USF, dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura, que estão desenvolvendo o plano sob orientação da coordenadora do projeto e em parceria com a Prefeitura são: Carlos Dias, Tamiris de Oliveira da Silva, Rafaela Neves e Rafael Alex Moraes de Oliveira. O grupo de trabalho local foi formado com os seguintes membros: Meiriane Marques, Everton Cunha, Fernando Montana, Maiara Luzia Marques, Luiz Alexandre Ferraz, Valeria Souza, Franciane Campioni, Vinicius Figueiredo, Decio Felipe Bragion, Renilde Romano, Concheta Celia Conte, Inácio Pereira, Marcia Cristina Silva, Pedro Luiz da Silva e Valdeci Ap. Souza.

Palavras-chaves: Institucional,
Sustentabilidade,