13/07/2017

Aluna do Programa de Pós-graduação em Educação é contemplada pelo Programa de Doutorado-Sanduíche na Universidade de Creta, na Grécia

A doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da USF, bolsista CAPES, Kátia Batista de Medeiros, foi contemplada pelo Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE), no período de 01 de abril a 30 de julho para estudar na Universidade de Creta – Grécia, na cidade de Rethymno. Lá, ela será orientada pelo Professor Manolis Dafermos, e frequentará aulas no departamento de Psicologia, no Setor das Ciências Sociais.

A partir do projeto intitulado “A Criatividade e Imaginação: Uma Perspectiva Histórico-Cultural”, ela aprofundará seus conhecimentos sobre a teoria de Lev Vygotsky, enquanto suporte para desenvolver sua pesquisa que trata como crianças e adolescentes, vítimas de violência, podem resistir e sobreviver frente a situações de vulnerabilidade, desenvolvendo ações de criatividade – um dos conceitos desenvolvidos pelo teórico e enfatizados pelo Coorientador, professor Manolis.

Ela participou de seminários com temas relacionados à Psicologia Social, tópico relevante para estudos na área da Educação. “Está sendo uma experiência única estudar no Departamento de Psicologia da Universidade de Creta. Participei das aulas e seminários sobre Vygotsky e sua incrível contribuição para a Psicologia Social. Fui convidada a ministrar uma palestra para meus colegas e outros alunos dos cursos de Educação e Psicologia sobre a vida e obra de Paulo Freire! Foi uma honra e um prazer ter um espaço na Grécia para falar sobre um educador brasileiro dessa magnitude. Minhas aulas foram todas em inglês – solicitação de meu Professor, o que facilitou muito nossa comunicação e amizade. Meus colegas gregos se interessaram muito pela educação brasileira. Por isso, foi um rico momento de troca e muita aprendizagem, onde observamos semelhanças e diferenças nos dois sistemas de educação”, afirmou Kátia.

Sua pesquisa, em andamento (2014-2018), orientada pela Profa. Dra. Márcia Aparecida Amador Mascia, visa refletir sobre como a escola pode ser um espaço protetivo e local de desenvolvimento da subjetividade para esses sujeitos, uma vez que frequentemente é no cenário escolar que se rompe o silêncio construído em relações atravessadas pela violência, seja ela de qualquer tipo.

15.07.17 | Kátia Medeiros
Agradeço as mensagens tão carinhosas!Elas enchem meu coração de carinho e coragem! Muito obrigada!
13.07.17 | Mariângela Ferreira da Silva
Parabéns,merecedora sucesso um abraço
13.07.17 | Giselle
Parabéns Professora Kátia!!! Sempre empenhada nos estudos e na transmissão de sua aprendizagem. *_*
13.07.17 | Cibele
Professora você nos enche de orgulho porque só quem teve aulas com você entende o quanto seu espiríto é sensível...entende que o que te move, desperta em nós o mesmo movimento. Mulher de garra e de engraçados trocadilhos!!! Você nos inspira.
13.07.17 | Sandra Solange Xavier Rocha Barboza
Parabéns. Vc é merecedora de tudo isso que está acontecendo em sua vida. Pois eu tive o privilégio de ser sua aluna e que vc irradiar a Grécia com sua luz. A educação necessita de vc. Vc faz a diferença. Que Deus abençoe hj e sempre. Amo vc.
13.07.17 | Tati Alves
Parabéns Prof. KÁTIA ! Tenho certeza que você ja espalhou sua alegria e seu incrível conhecimento aí na Grécia! Seria injusto não espalhar sua aura positiva pelo mundo, pois so quem já conviveu sabe do que eu to falando. Sucesso sempre! Bjs de sua aluna e admiradora!
Faça seu comentário

Código de verificação*

* Campos obrigatórios
Digite o código de verificação*