Debate de Arquitetura – Patrimônio Cultural

O objetivo do debate é propor ao aluno o questionamento e o olhar crítico sobre a questão da preservação e o papel deste na contemporaneidade.

Data: 02/03/2015 a 02/03/2015   |   Local: Itatiba,

A USF (Universidade São Francisco) irá promover no dia 02 de março, às 19h30, um debate para os alunos do curso de Arquitetura sobre: “Patrimônio Cultural”. O debate será realizado no Salão Nobre do Campus Itatiba.

Neste ano, as atividades voltadas ao curso de Arquitetura e Urbanismo serão voltadas à temática do Patrimônio Cultural, devido a comemoração de datas importantes como o Aniversário de Brasília e os 35 anos de reconhecimento de Ouro Preto como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Assim, o objetivo do debate é propor ao aluno o questionamento e o olhar crítico sobre este tema, a questão da preservação e o papel deste na contemporaneidade.

A palestra é gratuita e não há necessidade de inscrição.

A atividade deste dia contará com duas partes:

1ª parte: Apresentação sobre o tema – O que é Patrimônio Cultural – Professora Doutora Paula Braga.

2ª parte: Filme: Narradores de Javé. Filme Brasileiro, ano 2003, gênero drama, direção Eliane Caffé.

Sinopse: A pequena cidade de Javé será submersa pelas águas de uma represa. Seus moradores, inconformados, descobrem que o local poderia ser preservado se tivesse um patrimônio histório de valor comprovado em "documento científico". Decidem então escrever a história da cidade.

O filme será seguido de debate sobre as questões nele apresentadas.

Palavras-chave: Multidisciplinar,