Logo da USF - Universidade São Francisco

botão de atalho p/ o Vestibular da USF
botão de atalho p/ o Vestibular da USF
logo usf
logo usf
botão de atalho p/ o Vestibular da USF botão de atalho p/ o Vestibular EAD da USF

EVENTOS

HISTÓRICO EVENTOS

Luta Antimanicomial Câmpus Bragança Paulista

Os interessados podem se inscrever pelo site até 16/05/2019

Data: 16/05/2019 a 16/05/2019   |   Local: Bragança Paulista,

A Universidade São Francisco (USF) promove a Luta Antimanicomial com o tema "Por uma sociedade sem manicômios: contra retrocessos nas políticas de saúde mental" dia 16 de maio, no Anfiteatro do Prédio Central do Câmpus Bragança Paulista. No período matutino das 8h30 às 11h e no período noturno das 19h30 às 22h.

O Movimento da Luta Antimanicomial é um movimento social que tem seu início na década de 1980, no Brasil. Frente aos maus tratos e violência presenciados nos manicômios brasileiros, trabalhadores de saúde mental, usuários dos serviços e suas famílias se organizam na luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental.
De lá para cá, tivemos o desenvolvimento do processo de Reforma Psiquiátrica que implementou uma rede de atenção à Saúde Mental de caráter aberto e comunitário, em substituição ao modelo hospitalocêntrico.

Além disso, a Luta Antimanicomial questiona e busca transformar uma cultura que exclui e estigmatiza aquele que é diferente. Nesse sentido, a cultura manicomial pode estar presente em diversas instituições: escolas, fábricas, empresas etc. O dia 18 de maio é comemorado todos os anos como um marco de mobilizações para a construção de uma sociedade efetivamente sem manicômios.

Estamos presenciando nos últimos tempos um grande processo de precarização dos serviços públicos de saúde e fragilização dos direitos sociais dos cidadãos. Mais particularmente nos últimos meses, tem havido um forte movimento no sentido de mudar as diretrizes da política nacional de saúde mental, colocando em risco os avanços conseguidos nessa área.

Tendo em vista a importância da temática da Saúde Mental para o curso de Psicologia e os futuros profissionais, consideramos de grande importância o debate sobre esses pontos de discussão técnica e política que estão se dando no setor. Esse evento busca colaborar com a construção de uma consciência crítica e ética por parte de nossos alunos.
16/05/2019 – quinta-feira
Matutino – Horário: das 8h30 às 11h
Mesa redonda:
Por uma sociedade sem manicômios: contra retrocessos nas políticas de saúde mental


Noturno - Horário: das 19h30 às 22h
Mesa redonda:
Por uma sociedade sem manicômios: contra retrocessos nas políticas de saúde mental

Local: Auditório do Prédio Central – Câmpus Bragança Paulista 

Para realizar sua inscrição, clique aqui.

Para acompanhamento da inscrição e emissão de certificado, clique aqui.
Palavras-chave:
COMENTÁRIOS DESTE EVENTO
COMENTÁRIOS DESTE EVENTO
Nenhum comentário cadastrado, seja o primeiro a comentar esta notícia!
faça seu comentário
faça seu comentário
Seu nome
Seu e-mail
Sua mensagem


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.