Logo da USF - Universidade São Francisco

botão de atalho p/ o Vestibular da USF
logo usf
logo usf
botão de atalho p/ o Vestibular da USF

Vestibular

Pós-Graduação

Especialização/MBA

Módulo Internacional

Residência Multiprofissional

Stricto Sensu

Educação a Distância

Extensão Universitária

Transferência Externa

Segunda Graduação

PARFOR

Estude na USF

Educação a Distância

Educação a Distância

Perguntas Frequentes

 Esclareça as suas dúvidas sobre EAD:

A USF é credenciada pelo MEC para oferecer cursos a distância?
Sim. A USF recebeu o credenciamento do Ministério da Educação (MEC) para o oferecimento de cursos superiores na modalidade a distância por meio da Portaria nº 1066 de 04 de Novembro de 2013.

Os cursos a distância da USF têm o mesmo reconhecimento oficial que um curso presencial?

Sim. O aluno que concluir o curso a distância receberá diploma compatível com a formação e válido em todo o território nacional.

Como o aluno poderá esclarecer dúvidas?
Há vários canais para o atendimento dos alunos de curso a distância. Para as dúvidas sobre o conteúdo das matérias, o aluno contará com o apoio de seu tutor no ambiente virtual ou nos plantões de dúvidas presenciais. Para outros tipos de dúvidas, as equipes técnico-administrativas estarão à disposição para auxiliar virtual ou presencialmente.

O que é AVA?
AVA significa Ambiente Virtual de Aprendizagem. É uma sala de aula virtual onde o aluno tem acesso ao conteúdo das disciplinas e pode interagir com colegas de curso e tutores.

Qual o papel do tutor de EAD?
O tutor é o mediador da aprendizagem dentro do ambiente virtual, ajuda o aluno a superar dúvidas sobre o conteúdo da matéria, auxilia na realização de tarefas, orienta e dá dicas que facilitam e potencializam o aprendizado.

Como são os encontros presenciais?
Os encontros presenciais, normalmente, tem dois propósitos importantes, o primeiro deles é a realização das avaliações presenciais obrigatórias, o outro é a apresentação das próximas disciplinas que o aluno cursará. Nesse encontro, além de receber o material didático impresso o aluno conhecerá o sistema de avaliação da disciplina e informações gerais sobre o conteúdo da material, podendo tirar dúvidas, para que seu aproveitamento seja ainda melhor.

Quando acontecem os encontros presenciais?
Os encontros presenciais são fixados pelo calendário do curso que é divulgado no início das aulas, mas em geral, acontecem a cada seis semanas, sempre aos sábados.

Os encontros presenciais são obrigatórios?
Sim. De acordo com determinações do Ministério da Educação (MEC) o sistema de avaliação de cursos de graduação a distância deve contemplar avaliações presencias que representem a parcela majoritária da composição de notas do aluno. Portanto, os encontros para a realização das avaliações são obrigatórios.

Existe controle de presença?
Sim. As avaliações presenciais são obrigatórias por determinação ministerial. A presença nessas atividades é controlada e a ausência exige reposição, por meio de avaliação supletiva. As avaliações presenciais são definidas em calendário próprio do curso, divulgado no início das aulas, assim como as datas das avaliações supletivas.

Como são as avaliações do curso de graduação a distância?
O sistema de avaliação é composto por atividades avaliativas realizadas tanto a distância quanto presencial, sendo que a avaliação presencial deve ter peso maior na composição da nota final do aluno.

Existe pré-requisito técnico para estudar na modalidade a distância na USF?
Sim. É necessário ter computador ou dispositivo móvel que possua navegador WEB com suporte a Java Script, equipado com: editor de texto MS Word ou similar; Power Point; Adobe Reader; Flash Player; capacidade de reprodução de áudio e vídeo; e conexão com a Internet (velocidade a partir de 512 Kbps). Para o melhor aproveitamento dos recursos e materiais didáticos disponíveis no ambiente virtual, recomenda-se que o aluno tenha conhecimentos básicos de informática e de acesso e navegação na internet.

É preciso ter conhecimento de informática?
Para bom aproveitamento do curso é desejável que o aluno tenha conhecimento básico de sistema operacional, editor de texto, acesso e navegação na Internet.

Quem pode fazer graduação a distância na USF?
A pessoa precisa ter concluído o Ensino Médio, ou equivalente, em instituições de ensino reconhecidas pelo MEC e ter sido aprovado no vestibular do curso na USF.

O curso a distância tem material didático específico?
Sim, a modalidade a distância requer materiais didáticos adequadas ao ambiente e as interações virtuais que acontecem nesta modalidade. Além de amplo e facilitado acesso ao material didático dentro do ambiente virtual de aprendizagem, o aluno receberá, durante os encontros presenciais, os Guias de Estudos impressos de cada disciplina.

Como participar do processo seletivo da graduação a distância?
Inscrevendo-se no processo seletivo por meio do site usf.edu.br/vestibular. As provas são agendadas conforme calendário e editais publicados no site.





USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.